Depilação durante o verão
O verão precisa de vários cuidados específicos no que diz respeito aos cuidados com a pele. E para a depilação não seria diferente: sol e depilação não combinam – apesar de todas quererem uma pele lisinha antes da praia.
“Os processos de depilação costumam deixar a pele inflamada e, quanto maior a inflamação, maior a chance do sol provocar manchas escuras na pele”, explica o dermatologista Mauricio Pupo. Por isso, programe-se: não se deve tomar sol por cerca de 48 horas antes e depois de uma depilação com cera.
“Se tomarmos sol antes a pele estará muito sensível e pode não aguentar a agressão adicional da cera. Se tomarmos sol depois a inflamação causada pela cera e pelo processo como um todo facilitará o aparecimento das manchas escuras – também chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória”.
Já no caso dos cremes depilatórios, é recomendado um intervalo de cerca de cinco dias entre o processo de depilação e o sol – também antes e depois! “Os cremes depilatórios são formulados a base de substâncias altamente cáusticas, a ponto de derreter os pelos, e quando mal manipulados pelo consumidor podem causar irritação e inflamação na pele até um pouco mais severa do que a cera. Por essa razão o tempo de espera entre uma depilação com cremes e o sol deve ser maior. Em todos os casos o uso de um fotoprotetor com FPS mínimo de 30 é obrigatório!”, diz Pupo.
A melhor solução nesses casos, para quem já está ou vai logo para a praia e não tem tempo, é a lâmina. Ela ainda é o método menos irritante para a pele, e não há perigos de mancha e inflamação. O dermatologista lembra, ainda, que o verão não é boa época para esfoliar a pele: “Alguns métodos de esfoliação também danificam e inflamam a pele e aí existe o risco das manchas. Se você decidir esfoliar a pele no verão faça sempre à noite, use sempre esfoliantes suaves e sempre com um intervalo de 48 horas tomar sol”. Já a hidratação deve ser reforçada nos dias mais quentes, já que o calor acelera a evaporação de água da pele.
Cinco dicas para depilar durante o verão
- Respeite os dias de pausa entre a depilação e o sol – antes e depois! No caso da cera, são 48 horas. Se usar cremes depilatórios, cinco dias.
- Quer depilar hoje e tomar sol amanhã? Vá de lâmina, que não vai irritar sua pele durante a exposição ao calor e nem causar manchas.
- Evite a esfoliação da pele, que também pode causar irritação e inflamação. Se precisar fazer, escolhe os produtos mais suaves e espere 48 horas para tomar sol.
- Não esqueça de hidratar bastante, antes e após os procedimentos. E, na praia, passe protetor com FPS 30, no mínimo!